Marvila está a mudar! O Viver Marvila é um Programa de Reabilitação e Desenvolvimento Integrado promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

todas as tags

Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

Actualizações

Obras no Bairro do Condad...

Obras em lotes municipais...

Obras no viaduto da Av. D...

Obras no viaduto Av. Augu...

Obras no Bairro dos Lóios

Início de obras na Av. Au...

Parque Hortícola do Vale ...

Arquivo

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2012

Seminário "Territórios, práticas e perspectivas" reforçou a importância do trabalho de proximidade e da participação ativa da população

O seminário “Territórios, Práticas e Perspectivas” decorrido no passado dia 20 de Setembro, marcou o final do Projecto Espiral, desenvolvido pelo CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a ATM – Associação Tempo de Mudar. Neste seminário a Diretora da UIT Oriental, Arq. Isabel Teles, e um elemento da equipa do Programa Viver Marvila, Dr.ª Paula Coelho, colaboradora da Gebalis afecta ao projeto, testemunharam a importância do trabalho desenvolvido, tendo em conta os objetivos estratégicos do Programa Viver Marvila.
O Projecto Espiral, que se desenvolveu nos últimos dois anos nos  Bairros dos Lóios e da Flamenga na Freguesia de Marvila, inseriu-se no programa "Contrato Local de Desenvolvimento Social" (CLDS) e, além de uma grande ligação às pessoas e ao território, deixou alguns documentos importantes que testemunham o seu trabalho e que valem a pena ler. Todos eles têm versão digital e podem ser descarregados no blog que se irá manter ativo:


Do seminário há a destacar também as intervenções das pessoas que encontraram no Espiral uma âncora, todos realçando a importância do contacto pessoal, do “dar rosto” ao trabalho que se desenvolve no território, do conhecer diretamente as pessoas que pensam na cidade e nos seus habitantes.
O livro “Marvila tem muito boa gente” destaca essa realidade numa transcrição muito interessante do comentário de um morador:

“Agradeço por terem pensado em mim, é sempre um privilegio saber que contam comigo para participar… sempre que precisarem estou aqui. É muito bom, e positivo, quando me ligam e me dizem: olha, estamos aqui a tratar de um projeto e gostávamos que participasses. E isso é porreiríssimo…. Estes gajos a pensar em mim! É porreiro pá! Uma pessoa fica a sentir-se bem e ajuda também a melhorar a auto-estima! Às vezes, sentimo-nos ali abandonados no bairro… e, de vez em quando, aparecem estas coisinhas, sabemos eu a há ali alguém que pensa em nós, que gosta de nós e da nossa participação e da ajuda que podemos dar. Continuarei a ajudar dessa maneira, participando.”

Apesar do Projecto Espiral ter chegado ao fim do seu período de execução, há que continuar este trabalho cujas sementes foram lançadas, e persistir no fortalecimento dos laços já existentes com a comunidade local.

Publicado por Viver Marvila às 11:51
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
partilhar

+ sobre nós

RSS